Sobre

Muitos mestres sábios ensinaram ao longo da história a mesma lição sobre o sucesso na vida: “Conheça o seu Ser” ou “Seja você mesmo”. Veremos que ambos significam a mesma coisa. Na prática, no entanto, esta aplicação não é tão fácil: um grande número de pessoas pode passar a vida inteira sem nunca ter a experiência de conhecer a si mesmo.

O que significa conhecer a si mesmo, ser você mesmo?

Em nossa vida diária nossa atenção está sempre focada em alguma outra coisa, menos em nós mesmos. Algo que vemos, escutamos, sentimos ou pensamos. Desde o momento que despertamos pela manhã até o momento que adormecemos estamos numa continuidade de pensamentos e experiências sem nunca ter tempo para apenas estarmos com nosso próprio ser. Portanto, aquele que não conhece o Ser nunca conhecerá a si mesmo.

Então, como o conhecedor conhece a si mesmo?
Levando sua atenção para dentro ao invés de levá-la para fora.

A técnica permite que a mente mergulhe profundamente no Ser e não há nada do lado externo que possa desviar a atenção desta experiência. Isto significa nenhuma percepção, nenhum pensamento, apenas a consciência pura, seu Eu mais interior. Mas como podemos chegar a este estado?

É um processo muito simples, natural e sem esforço. Não é preciso fazer nada. Apenas sentar-se confortavelmente com os olhos fechados. Mas como não pensar em nada? Já que quanto mais você tenta não pensar, mais você pensa?

É nesta situação que os praticantes de meditação cometem o maior equívoco porque as pessoas tentam entrar nesse estado.

A técnica da Meditação Transcendental é a redescoberta de uma antiga tradição que envolve um processo totalmente natural. Com a técnica adequada e com professores certificados, as pessoas não precisam tentar alcançar esse estado. De forma natural e espontânea a mente mergulha para dentro, ela não quer nada além disso. É como se ela estivesse voltando para casa.

A MT é um processo mental simples, natural, sem esforço e agradável. É a única forma eficaz de experimentar o estado puro da consciência.

O ensinamento de Maharishi é, essencialmente, demonstrar que a verdadeira meditação é exatamente o oposto do que as pessoas hoje entendem por“meditação”: uma forma de concentrar-se ou de controlar a mente. Mesmo que façamos o menor esforço, como a maioria das técnicas de concentração exige, ainda assim estaremos mantendo a mente ativa, o que impede que a mente transcenda para o nível mais refinado do pensamento e experimente o silencio profundo.

SIM

A associação Internacional de Meditação – SIM – tem sua sede em São Paulo, Capital, na Rua Lima Barros nº 93. Ela Foi fundada em 22 de março de 1968 e tem como representantes as escolas de Meditação Transcendental em todo o Brasil.

Missão

O objetivo da SIM é levar à prática da Meditação Transcendental a grupos de pessoas em condições de estresse social e psicológico, afim de promover harmonia e equilíbrio no meio ambiente, promovendo paz para o praticante e para o local no qual ele vive.

Hoje, através de inúmeros projetos e pesquisas científicas, está comprovado que à prática da Meditação Transcendental promove equilíbrio ao sistema nervoso de quem prática, promovendo indivíduos mais saudáveis e menos suscetíveis à doenças psicossomáticas.

Ao longo do tempo já ensinamos mais de 100.000 pessoas no Brasil através dos nossos projetos. Polícia militar do Rio de Janeiro e de Curitiba. Corpo de Bombeiros de Maringá, escolas públicas em SP e recentemente estamos ensinando mais de 200 alunos no Projeto Galpão aplauso no Rio de Janeiro.

Investir em consciência e autorreferência com uma técnica mental que promove coerência cerebral e reduz o estresse e doenças psicossomáticas é o que fazemos.

Quando promovemos nossos projetos de grupos de meditantes estamos melhorando o tecido social local, promovendo paz e melhorando cada família na qual se encontra o assistido pelo projeto.

A mudança começa dentro de cada ser humano. Se desejamos bons frutos temos de cuidar das raízes