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Memory Christopher Clark, M.D.

Christopher Clark, médico, é graduado da Escola de Medicina da Universidade de Yale, Departamento de Psiquiatria, e membro da Universidade de Washington para psicologia infantil. Pratica a medicina por mais de 20 anos e atualmente é psiquiatra em Vero Beach, Flórida, EUA.

Aqui o Dr. Clark responde sobre
memória, foco e tomada de decisão.

P: Estou nos meus 50, e minha memória não parece tão boa quanto costumava ser. A técnica da Meditação Transcendental pode ajudar?

Dr. Clark: Muitas pesquisas mostram que tanto a memória de curto prazo quanto a de longo prazo são melhoradas com a prática regular da técnica da Meditação Transcendental. A prática regular da técnica da MT permite à mente se tornar mais clara, alerta e profundamente repousada. Com uma fisiologia mais repousada, é natural que a mente funcione mais clara e coerentemente – melhorando a memória, a concentração e o processamento cognitivo.

Quando a fadiga mental do trabalho diário é dissolvida durante a prática do programa de Meditação Transcendental, o estresse e tensão que interferem com a concentração também são reduzidos. Melhor concentração permite melhor memória. Ao aprender a técnica da MT com 50 e poucos anos, você deve perceber que sua memória se torna mais clara e aguda, e você é capaz de reter o que leu melhor do que retinha anos atrás.
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P: Estou sempre tão cansado que tenho dificuldade em me concentrar no meu trabalho. A MT pode ajudar?

Dr. Clark: Pesquisa científica com pessoas praticando a técnica da Meditação Transcendental revela maior habilidade de concentração, menos distração e melhor desempenho no trabalho. Estudos mostraram que as pessoas podem diferenciar um objeto de atenção de seu plano de fundo (melhor foco no objeto) e podem tomar decisões mais rápida e acuradamente. Cada sessão de meditação refresca a mente, tornando-a mais clara, mais aquietada e mais capaz de processar a informação. É melhor que um cochilo ou uma parada para o café.

A técnica da MT permite um repouso mais profundo até mesmo do que o sono, e avaliações mostram que os americanos estão com um déficit de sono – dormindo uma média de uma hora e meia a menos do que dormiam há 100 anos. A população acumulou fadiga por causa da falta de sono, que dá lugar a fadiga mental durante o dia, falta de eficiência no trabalho e maior estresse. A prática regular da técnica da Meditação Transcendental pode reduzir este acúmulo de fadiga e privação do sono – e também permite um sono mais profundo e repousante à noite. A maioria das pessoas se concentra melhor em seu trabalho quando estão menos fatigados.
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P: Às vezes me sinto tão estressado com o trabalho e em cuidar da minha família que não consigo pensar direito e tomo decisões das quais depois me arrependo. Como adicionar mais uma coisa na minha vida poderá me ajudar?

Dr. Clark: Adicionar a técnica da Meditação Transcendental ao dia é adicionar mais coerência, mais concentração, mais criatividade e capacidade. A prática regular da MT promove a dissolução do estresse e da fadiga na fisiologia. De acordo com a pesquisa, a prática da técnica da MT leva a mais eficiência no trabalho. Muitas pessoas que começam a praticar a Meditação Transcendental percebem que se torna mais fácil cuidar da família, e que esta é a solução que estavam buscando.
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P: Sou um pouco sonhador e pouco prático – meus amigos me consideram “avoado”. Praticar a Meditação Transcendental não vai aumentar ainda mais esta tendência de sonhar acordado e não me concentrar nas coisas práticas?

Dr. Clark: Não. A pesquisa mostra que a prática da técnica da Meditação Transcendental aumenta a habilidade de ser mais criativo e focado. Muitas vezes as pessoas têm uma visão ampla, criativa e artística, e estas habilidades as fazem parecer sonhadoras. A pesquisa mostra que a técnica da Meditação Transcendental vai não apenas ampliar estas habilidades criativas, mas também vai melhorar os aspectos de focalização e solução de problemas da mente. A técnica da MT aviva todo o cérebro, incluindo os chamados centros executivos do cérebro, permitindo que a pessoa se torne mais criativa e produtiva na prática.
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